Cinco passos indispensáveis para se tornar um especialista em Marketing Digital

O mundo digital é altamente dinâmico e veloz. Isso significa dizer que é necessário acompanhar as suas consecutivas transformações para se manter atualizado nesse mar de inovações. A cada dia novas técnicas e ferramentas surgem, bem como novos aplicativos e novas redes sociais. E isso demanda uma atenção fora do comum, para dizer o mínimo. E o mais importante: muita disposição e vontade de aprender.

Dentro dessa era da conexão e da comunicação em tempo real, o Marketing tem se destacado mais do que nunca. Uma empresa, para sobreviver hoje em dia, precisa estar no digital. E ouso dizer: toda empresa precisa saber se mostrar no digital. Para isso, é preciso entender de inúmeros conceitos como marca, persona, target, branding e tantos outros.

Muitos alunos costumam perguntar o que é preciso para ser um especialista em Marketing Digital e passar a dominar todos esses conceitos. A resposta é a seguinte: ser especialista em Marketing Digital é muito mais do que saber mexer nas ferramentas e plataformas que surgem a cada dia. Para ser um especialista, antes de tudo, é necessário ter vontade de saber e conhecer mais. É preciso ter curiosidade e criatividade, ou pelo menos disposição para desenvolvê-las.

O primeiro passo é escolher um bom curso de pós-graduação, independente da área de formação inicial. Sim, o Marketing é uma área bastante abrangente, pois todos os segmentos de mercado precisam dele. E como já disse, todos precisam do digital. Mas como reconhecer se um curso é bom mesmo? Simples! Pesquise! Veja a lista de disciplinas, se elas envolvem não apenas ferramentas, mas também conceitos e áreas de atuação dentro do Marketing Digital. Exemplos: Inbound, SEO, Copywriting, E-commerce e tantas outras.

O segundo passo é saber mais sobre os professores. Pesquisar seus currículos e seguir seus perfis nas redes sociais, por exemplo, já é um bom começo. Em seguida, o terceiro passo é acompanhar conteúdos específicos em sites, blogs e redes sociais para já começar a se familiarizar com os termos da área. E isso é muito importante! O seu networking já começa a se formar!

O quarto passo é participar de eventos da área. Essa é uma grande oportunidade de não apenas descobrir novas tendências do Marketing Digital, como também ampliar a sua rede de contatos e influenciadores que venham de fato a agregar valor para o seu conhecimento. Atualmente nem é preciso sair de casa para fazer isso. Há inúmeros congressos, workshops e lives de sucesso por aí. É só saber procurar as fontes certas!

O quinto e último passo é talvez o mais importante: experimentar! Pois é, isso mesmo! Marketing Digital é a ciência dos testes. É preciso testar posicionamentos, cores, textos, design, anúncios, públicos, enfim, é preciso sair testando tudo. Como o marketing digital é super dinâmico e está o tempo todo se renovando, não existe uma fórmula fixa para o sucesso. O segredo é sair testando. Mas, é claro, é preciso saber aonde se quer chegar. Trace metas e nunca ignore a etapa de planejamento. Depois é só buscar mais e mais conhecimento e colher os frutos.

5/5

2 comentários sobre “Cinco passos indispensáveis para se tornar um especialista em Marketing Digital

  1. Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
    aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
    volto mais vezes.

  2. Infelizmente em 2020 a pandemia parou o mundo e
    mudou a economia da população e muitos fechando os
    seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
    Obrigado pela informação estou compartilhando no meu
    twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *