Saúde, bem-estar, alta performance e as novas tendências do mercado focado na qualidade de vida

Saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a simples ausência de doenças ou enfermidades. O atual conceito de saúde é amplo, abrangendo as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual do indivíduo. Ter saúde significa possuir equilíbrio entre essas dimensões, aliado à longevidade, qualidade de vida, bem-estar e felicidade.

Hoje, vivemos um ritmo de vida acelerado e somos exigidos em muitos pontos. É preciso ter alta produtividade, resultados exponenciais, agilidade, cérebro multitarefas e gerenciamento eficiente de tempo e emoções. Por isso, é imprescindível cuidar da saúde física e mental para garantir vida agradável e alta performance pessoal e profissional.

Somado a isso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro está em aumento e a busca por qualidade de vida e longevidade tem influenciado novos comportamentos nos consumidores, transformando o mercado de saúde e bem-estar em um dos mais promissores do país.

Em contrapartida, segundo pesquisas recentes, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade e o quinto em casos de depressão. Conforme levantamento da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno relacionado à ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Outro dado alarmante diz respeito ao índice de sobrepeso e obesidade da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso e mais de 40 milhões sofrem com obesidade.

O que os altos índices de ansiedade, depressão, obesidade, sobrepeso e o aumento da expectativa de vida verificados em nossa população têm em comum? Todos estão relacionados com o estilo de vida. Para suprir todos esses pontos, é preciso que haja profissionais especialistas em saúde e bem-estar.

O mercado exige que o profissional de saúde esteja preparado para atender essas demandas, com expertise nos aspectos gerais de saúde preventiva, hábitos saudáveis, gatilhos e estratégias neurais, mentais, físicas e nutricionais. Todos são essenciais para potencializar e promover o desenvolvimento da alta performance pessoal e profissional.

Portanto, se você é profissional da área da saúde e/ou atua ou deseja atuar no mercado de saúde e bem-estar, aproveite o momento para aprimorar seus conhecimentos, investir em sua carreira e ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho, com destacada atuação e resultados expressivos em seu segmento.